"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



sábado, 5 de setembro de 2009

O UNIVERSO - 3

Sistema solar
Bate-papo - 4
Relembrando: - Durante milhões e milhões e milhões de anos, a Natureza se manteve calma em sua evolução. Astros surgiam e desapareciam transformando-se em outros astros.

Nesse período de tempo proveniente da explosão de uma estrela, sugiram várias outras, dentre elas a nossa estrela Sol; e ao seu redor, vários planetas se formaram: (por ordem de distância) Mercúrio, Vênus, TERRA, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, formando o Sistema Solar.
Nascimento e Morte de uma Estrela
Toda Estrela se forma, a partir da concentração de grande quantidade de gás hidrogênio, num pequenino volume esférico. Como esse volume não se expande (como acontece com o balão de borracha), pela sua altíssima rotação, essa massa de gás hidrogênio, pela ação gravitacional, vai sendo absorvida e se comprimindo no Centro (no Núcleo). Nessa região central o gás se comprime e se aquece tanto, que começam as reações nucleares. Nessas reações, os átomos de hidrogênio se fundem – como ferro em brasa – e formam o gás hélio, produzindo assim, o próprio combustível que é a energia, e que se transforma em luz e calor. – A Estrela, “nasceu”. Ao longo de bilhões de anos essas reações nucleares produzirão o próprio combustível que é consumido por essa estrela.
Enquanto houver combustível no centro da Estrela, ela brilha no firmamento. (A palavra firmamento, vem dos povos antigos. Eles acreditavam, que os corpos celestes estavam fixos, firmados, no espaço.) Quando o combustível se esgota, a Estrela “morre”.
Se a Estrela gerar uma quantidade de energia superior ao que ela suporta absorver, essa energia escapa violentamente, e a Estrela explode. Quando isso acontece, durante um curto período de tempo a Estrela fica muito brilhante e recebe o nome de supernova. Mas, ela não está “nascendo” novamente; está “agonizando”. (Figura= Uma supernova) .
Há 5.000.000.000 (cinco bilhões) de anos, o Sistema Solar era apenas uma nuvem de poeira e gás, no espaço. Acredita-se que a explosão de uma supernova na Via Láctea, tenha criado uma imensa onda de pressão que varreu essa nuvem. Porém uma pequena parte dela sofreu uma compressão tão forte, a ponto de ser absorvida na sua própria gravidade, atraindo gás das regiões próximas e aquecendo-se, até formar reações nucleares em seu Centro. Ao redor dessa estrela recém-nascida (o SOL) girava um disco de gás e poeira. Dessa poeira, com o passar dos séculos, perto do Sol, num cinturão onde todo o gás desapareceu, formaram-se os Planetas interiores e rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Os planetas gigantes Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, surgiram em uma região ainda rica em gás. Entre Marte e Júpiter formou-se um cinturão de asteróides.

Asteróides = pequenos planetas do Sistema Solar que circulam entre Marte e Júpiter.
Próximo Bate-Papo: (5) Tamanho dos Planetas.
Estamos no Ano Mundial da Astronomia.

Ritta de Cássia Dantas / e-mail: rittadantas@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário