"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



sábado, 19 de setembro de 2009

O PLANETA TERRA - 1

A origem da Terra
Bate-Papo 6
Calcula-se que o Planeta Terra tenha se formado há cerca de 4.500.000.000 (quatro bilhões e quinhentos milhões) de anos, isto é, 8.500.000.000 (oito bilhões e quinhentos milhões) de anos, após o Big Bang.
Acredita-se que sua formação ocorreu a partir de nuvens de poeira causadas pela explosão da estrela que deu origem ao Sol. Essa poeira, pelo constante girar transformou-se em uma bola, que pela tração gravitacional do seu núcleo se foi endurecendo. A pressão e o calor intensos nesse núcleo, provocaram a fusão (mistura) parcial do interior do planeta, formando como que um “oceano” de magma derretida, a uns 400 km abaixo da superfície. Aos poucos essa massa dividiu-se em camadas, com a rocha menos densa formando uma crosta por fora e os materiais mais densos (ferro e níquel) presos no núcleo central. Toda essa energia contida no interior da terra, se apresenta em forma de vulcões e terremotos.
Durante milhões e milhões de anos, o planeta permaneceu muito quente e grandes nuvens o encobriam constantemente, impedindo a passagem da luz do Sol e era então sacudido por violentos vulcões. Sua crosta era estéril, sem vegetação e sem solo devido ao intenso calor. Com a evaporação, as nuvens se mantinham nos níveis mais altos da atmosfera e se desfaziam em chuvas quentes que se transformavam novamente em vapor, antes de atingirem a superfície do Planeta.
O planeta Terra tem 1 (um) satélite: A Lua. Teve sua origem do choque de um asteróide contra o planeta que ao impacto desprendeu um pedaço (da Terra) e pelo efeito da gravidade terrestre ficou acompanhando seu movimento, sempre à mesma distância. Sua luz provém do reflexo da luz do Sol sobre a Terra. O diâmetro da Lua é de aproximadamente 3.660 km que corresponde a ¼ do tamanho da Terra.
Com o passar dos milhões de anos, a Terra se foi esfriando. O vapor da atmosfera começou a condensar-se formando nuvens densas, possibilitando assim, que a luz do Sol alcançasse a superfície do planeta. Se houvesse algum ser vivo sobre a Terra, ele poderia ver algumas estrelas no firmamento.
A partir dai, começaram a surgir poças de água que ficavam acumuladas sobre o solo duro. Com o passar dos séculos, o solo duro foi se transformando em rochas. Depois, as chuvas que eram contínuas foram se tornando torrenciais, cujas águas escorriam, formando lagos maiores e menores.
Alguns geólogos acreditam ter vindo daí, (dessas poças de água) o início da vida.

No próximo Bate-Papo(7) vamos comentar sobre o “Início da” Vida

Magma =
massa terrestre natural, de consistência tão mole que escorre; ao esfriar solidifica-se, dando origem à rocha magmática.
Satélites = corpos celestes sem luz própria que acompanham algum planeta, como a Lua.
Rittadantas@ig.com.br .

Um comentário: