"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O RESPEITO MÚTUO

Conscientização Ambiental
Bate-Papo - 8
No início do nosso bate-papo, referindo-nos ao relacionamento harmônico que deve haver entre o SER HUMANO e a NATUREZA, vimos que o relacionamento, além da capacidade de se relacionar, conviver ou se comunicar com os seus semelhantes, é também a ligação de amizade afetiva, condicionada por uma série de atitudes recíprocas. Portanto é o amor mútuo. A palavra “mútuo” significa troca.Fala-se muito em “Salvar o Planeta”; por que? O Planeta está prestes a explodir? Vai desaparecer? Não! Então o que está para acontecer? – O Ambiente, no Planeta Terra, é que está em perigo. A vida existente sobre o Planeta Terra, é que poderá desaparecer, se o desrespeito ao Meio-Ambiente continuar. Quando ouvimos falar em Meio-Ambiente, imaginamos logo a selva amazônica, o pantanal ou os rios que estão poluídos, porque dizem: Meio Ambiente é o conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos.
Então pensamos: é muito complicado! Como cada um de nós pode preservar o Meio Ambiente se é tão difícil e tão longe? Vamos então saber do significado das palavras Meio e Ambiente.
Meio – O centro.
Ambiente – Que está ao redor de alguma coisa ou pessoa, o ar que respiramos, o local onde vivemos.
Portanto para nós, Ambiente é o lugar onde vivemos: nossa casa, nossa escola, nossa rua, nosso local de trabalho, etc., e o Meio é o espaço que cada um de nós ocupa nesses lugares.
Tudo o que existe, ocupa um lugar no espaço. E todo ser, ocupa um espaço no Ambiente em que vive. O ser humano, o que recebeu o dom da inteligência, é responsável pelo espaço que ocupa no Ambiente aonde vive.
Perguntamos então: Qual o tamanho do espaço que cada ser deve ocupar no Ambiente em que vive? Esse espaço é medido por um instrumento chamadoRespeito mútuo. Cada Ser ocupa um lugar que é o Meio; cada meio tem um Espaço; cada espaço tem um Limite; esse limite é o Respeito. O espaço de um termina, aonde o espaço do outro começa; ou seja: eu lhe respeito, você me respeita. É por isso que se diz, quando alguém faz alguma coisa que prejudica o outro ou a si próprio: Você está ultrapassando os limites.
Quando dizemos, outros, estamos nos referindo as pessoas, aos animais, as plantas, as aves, as águas, ao ar, etc.
Exemplo: As pessoas: quando se limpa e se arruma a casa, cuida-se da rua, constroem-se escolas, jardins, etc., tudo é para ser usado por uma ou mais pessoas. Portanto, cada pessoa deve cuidar do meio que ela está ocupando; e respeitar o ambiente, que é de todos. Os animais vivem nas florestas ou em qualquer lugar que somente a eles pertence, - é o ambiente deles - quando destruímos ou invadimos as florestas, estamos faltando com o respeito a eles; em troca, eles invadem nossas cidades, as fazendas (como tem acontecido), nos desrespeitando. Assim com as plantas, com as aves!
A maior falta de respeito que está ocorrendo, é com as águas. Construindo-se casas à beira dos córregos, dos rios, das represas, além de causar poluição pelo esgotos nelas lançados, o espaço que pertence a essas águas está sendo invadido. Por ocasião das grandes chuvas as águas querem seu espaço; com isso, as casas, as pessoas e até os animais que ali estão, sofrem como conseqüência. Mas esse espaço não está sendo invadido somente por casinhas ou barracos; também, e principalmente, pela impermeabilização total do solo com o asfalto! A engenharia criou galerias subterrâneas para o escoamento dessas águas com grades de proteção ”bocas de lobo” em suas entradas; mas nada disso resolverá se, sobre o asfalto for deixado objetos que poderão ser levados pelas águas das chuvas, que ficarão presos nas grades ocupando os espaços que a elas (às águas) pertencem causando graves inundações, que invadem casas, lojas, escolas, etc. Acontece então o desrespeito mútuo: quando ocupamos o espaço das águas, as águas invadem nosso espaço. Isso é fácil de se compreender! Geralmente as pessoas culpam os Órgãos Públicos pela falta de cuidado com esses lugares; dizem que eles não fazem a limpeza das galerias, etc. Os departamentos públicos tem a obrigação de construir, de entregar prontas e perfeitas para uso e de conservar, as obras necessárias para o bem estar da população; é para isso que pagamos nossos impostos; mas, a preservação, o cuidado, é obrigação de cada um de nós, como cidadão consciente. Reflita sobre isso!
No próximo bate-papo (9) Zonas Atmosféricas

Um comentário:

  1. NAO GOSTEI É MUITO GRANDE É NAO ESPLICA O QUE É RESPEITO MUTUO

    ResponderExcluir