"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



sábado, 26 de setembro de 2009

PLANETA TERRA - 2

O Início da Vida
Bate-papo 7
Não se sabe com certeza como a vida começou sobre a Terra. Pelos estudos das rochas, alguns geólogos admitem que a vida teve início há 3 bilhões e meio de anos, na água que ficava acumulada sobre as rochas. Antes disso porém, por milhões e milhões de anos nosso Planeta girava ardente e sem vida.
Em sua 1ª fase, devido à umidade constante pelo excesso de chuvas, formavam-se poças de água; nessas poças a vida tomou a forma de simples matéria viscosa; há uns 570.000.000 (quinhentos e setenta milhões) de anos atrás, essa matéria viscosa havia se transformado em um limo, que com o passar dos séculos foi se desenvolvendo; (crescendo e se espalhando à procura de mais umidade); eram algas – espécie vegetal; a primeira espécie de vida a se formar, sobre a Terra.
Na 2ª fase, aparecem rastros deixados em lama marítima, por minúsculos vermes ou esqueletos microscópicos que parecem ter vivido há mais ou menos 500.000 (quinhentos mil) anos atrás.
Na 3ª fase, já se encontram muitos vestígios de pequenos mariscos, caranguejos, vermes e também, ervas marinhas. Por cerca de 100.000.000 (cem milhões) de anos, a vida não passou disso. Tudo que existia, na maior parte do tempo vivia debaixo da água. Por idades sem fim, por períodos que alarmam a imaginação, a vida manteve-se assim. Apenas no oceano, havia uma abundante fauna e flora de seres minúsculos e quase sempre fosforescentes; enquanto na terra longe dos mares tudo era árido, coberto de pedras, sem nenhum sinal de vida.
Com o passar dos séculos, à proporção que a Terra ia esfriando, o ar se tornando mais puro e a luz do Sol mais brilhante, surgiram novas formas de vida e outras espécies se formaram; o peixe, a ave, o réptil, até chegar ao mamífero, que se subdividiu em várias outras espécies, inclusive a humana.
Foram encontrados vestígios de uma espécie humana, que viveu há cerca de 3.600.000 (três milhões e seiscentos mil anos), na Tanzânia; sudeste da África. Eram seres primitivos, que viviam entre os animais, como um deles, se alimentando de caça. Essa fase é chamada de idade do ouro, da inocência, onde todos os seres viviam em paz.
Nota: “Caçar”, aqui significa “procurar” alimento; não propriamente matar. A matança surgiu devido ao aumento populacional das espécies que começaram a ocupar o espaço ambiental uns dos outros.
Nossa espécie atual – que é uma subespécie - é chamada de Homo Sapiens - O HOMEM MODERNO; apareceu também na África mas, (vamos refletir bastante sobre isso) há apenas 100.000 (cem mil) anos. Vamos repetir: há apenas 100.000 anos!
Devemos prestar bastante atenção nos tempos, pois indicam as épocas em que as espécies mais se desenvolveram. Assim, teremos noção de quando surgiu a espécie humana. A última, e a TERRIVELMENTE DESTRUIDORA DA VIDA. Porém, sendo o SER HUMANO animal racional - que pensa, que tem noção da sua existência, e é dotado de alma e espírito (inteligência, vontade e poder), tem a capacidade de retornar à finalidade para a qual foi criado: usar e dispor das coisas existentes na Natureza, com AMOR E RESPEITO.

Próximo Bate-Papo (8) Respeito Mútuo
Ritta de Cássia Dantas/e-mail: rittadantas@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário