"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



domingo, 23 de agosto de 2009

O UNIVERSO-2

Estruturas que o formam
Bate-Papo-3

Superaglomerados
Durante um período de aproximadamente, 8.000.000.000 (oito bilhões) de anos, a matéria que hoje existe – as estrelas, os planetas etc., permaneceu no espaço em forma de poeira; e ao longo desses anos, devido a velocidade e rotação causadas pelo impulso do Big Bang foi se compactando (se unindo), e formando como que ”bolas” de poeira e gás incandescentes. Uma estrela é uma bola de hidrogênio cujos átomos se mantêm unidos devido às forças gravitacionais entre si; e se atraem tão fortemente que em seu núcleo eles se fundem, (como ferro em brasa) originando o gás hélio e liberando energia. A luz emitida por essa estrela, é a energia liberada por essas reações nucleares. (No tema 4 vamos - Nascimento e Morte de uma Estrela). O Universo é bem organizado. Ele é formado por imensos aglomerados de galáxias chamados Superaglomerados. A NASA já constatou cinqüenta (50) aglomerados deste tipo, que em seu conjunto forma a maior estrutura conhecida, do Universo. Entre esses Superaglomerados existem espaços vazios – regiões onde quase não existe matéria.
O Superaglomerado que está indicado, é o nosso; chama-se Superaglomerado Local. Não é um dos maiores mas é tão grande que a luz leva 100.000.000 (cem milhões) de anos, para atravessá-lo; é nele que está nosso Grupo Local,
Grupo Local

Um, dos aglomerados de galáxias dentro do Superaglomerado Local. Tem a forma espiral; mede, 2,5 (dois e meio) milhões de anos-luz de diâmetro; inclui a galáxia Andrômeda - que é a maior delas - e cerca de 30 galáxias elípticas de dimensões menores. A Via Láctea é uma dessas galáxias do Grupo Local e está localizada no lugar indicado.


Via Láctea
É uma das galáxias do Grupo Local; é formada por aproximadamente, 200.000.000.000 (duzentos bilhões) de estrelas e é classificada como sendo uma galáxia espiral e seus braços estão girando em torno do núcleo (do centro) a semelhança de um grande cata-vento. Nela, nosso Sol não passa de um minúsculo grão de areia. Nosso Sistema Solar se encontra num dos “braços” desse disco; braço de Órion – no local indicado. Por isso, o conjunto das estrelas que formam esse braço, quando visto da Terra (olhando-se ao longo do disco) surge no céu, como uma faixa branca.
Galáxia ou Nebulosa = conjunto de astros, poeira celeste e gases. Existem bilhões de galáxias no Universo, cada uma formada por bilhões de estrelas. Elas giram em torno de si mesmas e estão se afastando umas das outras, como se o Universo continuasse se expandindo. Durante as noites límpidas e sem luar, olhando-se para o céu podemos ver uma faixa esbranquiçada e cheia de estrelas. Essa faixa é parte do braço da Via Láctea; ela é muito importante para nós, porque é nela que está nosso planeta. Não é maravilhoso saber que é aí que nós estamos? Que vivemos entre as estrelas? Reflita sobre isso!
No Universo, as distâncias são muito grandes, não podendo ser medidas por metro nem quilômetro; por isso, os cientistas criaram uma unidade para medir as distâncias entre a Terra e as estrelas: o ano-luz = distância que a luz percorre no vácuo, durante um ano. A velocidade que a luz percorre no espaço (no vácuo), é de 300.000 km (trezentos mil quilômetros por segundo.) Como o ano tem 31.536.000 (trinta e um milhões e quinhentos e trinta e seis mil) segundos, a distância percorrida pela luz em 1 ano é:
300.000 X 31.536.000 = 9.460.800.000.000 de km, ou seja, mais de 9 trilhões de quilômetros, em 1 ano.


Próximo Bate-Papo: (4) Sistema Solar.
Ritta de Cássia Dantas / e-mail: rittadantas@ig.com.br
Estamos no Ano Mundial da Astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário