"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



domingo, 4 de outubro de 2009

ZONAS ATMOSFÉRICAS

Bate-papo 9
O Planeta Terra está protegido por uma camada de ar chamada, “Atmosfera”. Para melhor estudo, os cientistas dividiram a atmosfera, em 5 (cinco) zonas mais ou menos definidas:
1/Troposfera. 2/Estratosfera (onde fica a Camada de ozônio). 3/Mesosfera. (Onde fica uma camada de poeira) 4/Ionosfera. 5/Exosfera.
Nota para crianças:A figura abaixo é para esclarecimento. Na atmosfera, essas camadas não são vistas; apenas são sentidas.
1 - Troposfera: camada da vidaOs fenômenos: chuva, vento, formação das nuvens, neblina, granizo, neve, etc., ocorrem na troposfera. Nessa camada há grande quantidade de oxigênio e vapor de água. Essa camada se estende mais ou menos, à altura de 25 km do nível do mar e a cada 1000 metros (1 km) de altitude, a temperatura vai diminuindo. É essa parte da atmosfera que está preocupando a todos nós, por que é ela que respiramos e é nela onde fica retida toda a poluição que é lançada no ar.
2 - Estratosfera: zona protetora – começa no fim da troposfera, chegando até a altura de mais ou menos 50 km do nível do mar. Nessa camada há pouco oxigênio e quase nenhuma umidade. Não havendo umidade não há formação de nuvens; portanto, não ocorrem tempestades, nem ventos, etc. é por ela que os aviões com percursos muito longos, trafegam; é também onde o gás ozônio forma uma faixa protetora contra os raios ultravioleta, emitidos pelo Sol, que são causadores do “câncer de pele”.
3 - Mesosfera: zona também protetora e fria: - vem logo após a estratosfera e atinge a altura de mais ou menos 100 km do nível do mar, onde fica uma camada de pó, procedente da destruição de meteoritos.
5 - Exosfera: zona final – Começa no final da ionosfera e atinge cerca de 1000 km de altura, a partir do nível do mar. É também chamada de camada hidrogenada, pois nela predomina o hidrogênio. O final da exosfera estabelece o limite entre a atmosfera e o espaço sideral.
Comentário: A espaçonave acoplada ao foguete é lançada da terra e ainda na atmosfera, dele se desprende e chega ao espaço sideral. No seu retorno à terra, ela deve penetrar na novamente na atmosfera. Esse é o momento mais perigoso da missão; por que? porque, vindo a espaçonave em alta velocidade, terá que penetrar na atmosfera aos poucos, senão, com o impacto poderá se destruir. É como se uma pessoa mergulhasse em uma piscina profunda, como costumamos dizer “de barriga”. Quem já fez isso sabe muito bem como dói e pode até sofrer serias lesões internas. O bom mergulhador faz seu mergulho de cabeça, raso, extenso até atingir a profundidade desejada. Assim a espaçonave; vai penetrando na atmosfera aos poucos, circulado-a e se aprofundando, até chegar a altura onde possa fazer o pouso na Terra, com segurança. Deu para compreender como a atmosfera é para o Planta Terra como um cobertor protetor? Principalmente a Troposfera; se nela forem laçados gases tóxicos e poluentes, ela se tornará pesada dificultando a respiração e a movimentação dos seres vivos, podendo até causar a destruição total, da vida. Seres poluidores, pensem nisso como carinho e responsabilidade.
Para descontrair
O foguete espacial se desprende da nave ainda na atmosfera; se isso ocorresse fora da atmosfera, aconteceria o mesmo que com a “caixinha” de ferramentas da astronauta mimosa que por causa de um “peteleco” na mancha de óleo no seu uniforme, mandou essa caixinha de presente aos ETs. Se antes de se tornar astronauta ela tivesse participado dos meus bate-papos, teria feito o seguinte:
Segurando firmemente a caixinha voltaria à nave. Lá, ia até a toillete e colocava um pouco de talco na mancha de óleo, tanto no direito como no avesso do uniforme; em seguida cobria esse talco com papel absorvente; depois passava sobre o papel um ferro de passar roupa não muito quente, ou uma lâmpada ou até mesmo uma colher rapidamente aquecida no fogo.
Se ela estivesse no planeta Terra, bastaria deixar por algum tempo a mancha de óleo com talco e coberta com papel absorvente exposta ao sol, pois com o calor o papel absorveria todo o óleo. E vocês, quando estiverem com o pensamento no mundo da Lua e isso acontecer, façam assim também pois economizarão água, sabão, eletricidade, e também evitarão a poluição da troposfera produzida pelos palavrões que são perigosos na preservação dos seres vivos, pois ao aspirar o oxigênio, esses palavrões penetram no organismo indo se alojar na alma até dos seres irracionais.
Próximo bate-papo (10) Camadas atmosférica

Nenhum comentário:

Postar um comentário