"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



quinta-feira, 12 de novembro de 2009

"APROVEITE O QUE SOBROU"-1

Cascas de bananas,
refogadas

A casca da banana contém mais potássio do que a própria banana, sendo recomendada para quem faz uso de medicamentos para baixar a pressão sangüínea.
Lave bem e enxugue a banana antes de descascá-la.
Corte as cascas da banana em tiras na direção do comprimento; faça um feixinho e corte novamente ao atravessado. Reserve.
Preparo: para cada duas cascas de bananas.
½ colher das de sopa de manteiga ou margarina (não use óleo) -½ cebola média picadinha - 1 dente grande de alho ou 2 pequenos - 1 ponta de faca de pimenta do reino - ½ tablete de caldo de carne.
Em uma panela, derreta a margarina em fogo médio. Junte à cebola o alho e deixe fritar bem até a cebola ficar molinha. Acrescente a pimenta do reino e o caldo de carne. (O melhor modo de se usar o tablete, é passar no ralador ou raspar com uma faca.) Coloque as cascas das bananas neste tempero, junte uma colher das de sopa de água, mexa levemente até misturar todo o tempero. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 ou 15 minutos – não deixar caldo. Depois de cozidas acrescente umas gotas de limão ou vinagre e junte ao arroz já cozido; se quiser, acrescente queijo ralado misturando levemente. Pode ser servido também separadamente.
Bom apetite.
Ainda sobrou alguma coisa? Coloque na compostagem.
Talos de Espinafre?
Sim!...
Corte a base dos talos de espinafre, aproveitando ao máximo. Junte em feixe e corte-os imitando grãos de ervilha; Ferva, por dois minutos depois escorra toda a água.
Temperos: A quantidade varia de acordo com o gosto de cada pessoa.

Óleo – cebola picadinha – alho – tomate picado – colorau Caldo de galinha em tablete ou em pó – salsinha, etc.

Coloque o óleo em uma panela, deixe aquecer e frite a cebola até ficar molinha; junte o alho e frete mais um pouco. Acrescente o tomate, o colorau,o caldo de galinha e a salsinha. Ponha os talos de espinafre neste molho, misture um pouco, acrescente água apenas para cobrir. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio. Devem ficar bem molinhas mas sem caldo.
Sugestão: Junte ao arroz já cozido, ao macarrão, à sopa, ou como achar melhor. Faça experiências; seja criativa; tudo é válido e fica muito saboroso, quando é feito com amor.
Bom apetite!

...de agrião!... de couve...
Corte a base dos talos aproveitando-os ao máximo. Junte em feixe e corte-os imitando grãos de ervilha; os mais grossos devem ser partidos ao meio para ficarem iguais aos demais. Ferva, por dois minutos depois escorra toda a água.
Temperos: Obs: a quantidade varia de acordo com o gosto de cada pessoa.
Óleo – cebola picadinha – alho – tomate picado – colorau caldo de galinha – salsinha – pimenta do reino.
Coloque o óleo em uma panela de pressão, deixe aquecer um pouco e junte a cebola e o alho. (Sempre que for usar cebola e alho, fritar primeiro a cebola depois acrescentar o alho, para que não haja perigo de queimar o alho). Acrescente o tomate e o caldo de galinha e deixe cozinhar um pouco. Junte a pimenta do reino e o colorau. Ponha os talos neste tempero, acrescente água apenas para cobrir. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio. Devem ficar bem molinhas. Se precisar, acrescente um pouco mais de água mas, não deixe caldo. Sugestão: Pode ser juntado ao arroz já cozido e polvilhado com queijo ralado ou ao molho do macarrão, como também:

Coloque em uma frigideira, abra covas e ponha dentro de cada uma das covas, um ovo inteiro; tampe e deixe cozinhar a gosto.
Hum! Que delícia!

Sobrou alguma coisa ainda? Coloque na compostagem!

Folhas de cenoura,
refogadas
Lave bem as folhas juntamente com os talos; corte-as não muito finas e coloque em água fervente por dois minutos. Deixe escorrer toda a água para limpar de qualquer agrotóxico. Enquanto isso prepare um refogado com temperos de sua preferência ou:
Óleo – cebola picadinha – alho – tomate picado – salsinha sal ou caldo de carne em tablete.
Coloque o óleo em uma panela de pressão, deixe aquecer um pouco e junte a cebola, deixe fritar um pouco antes de juntar o alho. Acrescente o tomate, o caldo de carne, a salsinha, junte as folhas de cenoura e um pouco de água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio. Devem ficar bem molinhas. Se precisar, acrescente um pouco mais de água. Não deixe caldo.
Juntar ao arroz já cozido, ou ao macarrão temperado com alho e margarina.
Convide-me para o almoço.
Ainda sobrou alguma coisa? Coloque na compostagem.

Folhas de beterreaba.
refogadas

Lave bem as folhas juntamente com os talos, corte-as não muito finas e coloque em água fervente por dois minutos. Deixe escorrer toda a água. Enquanto isso prepare um tempero de sua preferência ou:
Óleo – cebola picadinha – alho – tomate picado – salsinha
Sal ou caldo em tablete.

Coloque o óleo em uma panela, deixe aquecer um pouco e junte a cebola deixando fritar um pouco antes de colocar o alho. Frite mais um pouco e acrescente o tomate, a salsinha e o caldo em tablete ou outro de sua preferência; junte as folhas de beterraba, deixe cozinhar em fogo médio com a panela tampada para não perder os aromas, até ficarem molinhas. Não deixe caldo. Sirva separado.
Bom apetite
Ainda sobrou alguma coisa? Coloque na compostagem
Receitas criadas e usadas por Ritta

Nenhum comentário:

Postar um comentário