"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BATE-PAPOS - 2008

Atividades realizadas.
Esses comentários tem por finalidade apresentar à vocês o que tem sido feito com relação a esse projeto de conscientização ambiental e também servir de idéia à quem quiser aplicar esse trabalho em suas comunidades ou escolas. Disponham!
agosto
08/08/2008
- Bate-Papo no Parque Recreio/Parelheiros, Bate-papo no Galpão de Exposição do artesanato em madeira, com um grupo de crianças de 7 a 14 anos e senhoras, à convite de um dos conselheiros da Agenda 21. O assunto com as crianças foi sobre o Planetário que está sendo instalado na região de Parelheiros e sobre o Universo estelar. Quanto ao Planeta Terra foi-lhes explicado que as pessoas mais velhas, por não terem tido as informações que se tem agora, não sabiam da necessidade de se preservar a natureza por isso, as crianças que, no futuro, poderão ser os governantes do País, deverão não só cuidar do que existe, como corrigir os erros que foram cometidos no passado. Então todas, bem conscientizadas disseram “Nós vamos cuidar da Natureza”. As senhoras se interessaram por dicas de limpeza ecológica e aproveitamento de alimentos chamados “Aproveite o que sobrou”

julho
19/07/08 –
Bate-papo na Subprefeitura Parelheiros com um grupo de Esotéricos à convite da Agenda 21. Assunto: Conscientização Ambiental - Meio-Ambiente. Após o Yoga o grupo, se dirigiu ao salão destinado ao bate-papo; desenvolveu-se uma extensa conversa sobre a harmonia que deve haver entre o Ser Humano e a Natureza, o respeito mútuo, e a responsabilidade que temos perante o Criador (Deus) na preservação da natureza. Foram tiradas várias fotos do material didático para serem expostas no encontro das Agendas 21 – a ser realizado em Santo Amaro.
Junho
l7/06/08 =
Bate-Papo Jardim Guanabara-São Rafael - Local: Residência particular por convite e estiveram presentes pessoas da família e vizinhos. Assunto: (Mini horta) Temperos verdes. Por morarem em prédio de 2 andares, a família não dispõe de solo; por isso foi verificado a possibilidade de se organizar, na área de serviço, alguns vasos onde pudesse ser cultivada variedades de temperos verdes. Havendo na residência um terraço bem iluminado e que recebe sol suficiente, foi sugerido a colocação de um canteiro suspenso igual ao “Planeje uma Mini Horta”.
l7/05/08 = Bate-Papo no Jardim Aladim – Parelheiros – Residência Particular e vizinhos por convite. Assunto: Planejamento de correção de esgoto. Tendo o bairro sido beneficiado com o esgoto público, essas pessoas perceberam a necessidade de resolverem o problema do esgoto da cozinha, de modo a preservar o ambiente, corretamente. Compreenderam como é importante a instalação de caixa de gordura em suas residências. Como a casa está recebendo uma pequena reforma e os vizinhos são todos parente próximos, foi estudado também a possibilidade de se reservar um local num dos quintais, para fazerem a compostagem coletiva, pois cada uma das famílias envolvidas já possuem uma pequena horta com algumas verduras e temperos verdes.
05/04/08 = Bate-Papo no Jardim Papai Noel/ Parelheiros, no Salão da Associação do Bairro, por convite. Após a reunião dos associados com a presença de homens e mulheres em sua maioria idosos, foi feito um breve comentário sobre a preservação do espaço que ocupamos no ambiente não somente da casa, mas também fora dela: na rua, no mercado, no ônibus, a igreja etc.; comentou-se também sobre a necessidade de se preservar a qualidade do ar que respiramos e a utilidade das plantas em ralação a atmosfera; falou-se também sobre a fotossíntese, com a apresentação do material didático. Interessou muito o assunto aproveitamento de alimentos, principalmente das verduras e algumas receitas baseadas em “Aproveite o que sobrou”. Muitos dos homens que moram sozinhos, se interessam em saber como preparar essas alimentos.
20/04/08 = Bate-papo no Jardim dos Álamos- Parelheiros – Residência particular por convite, com a presença de homens, mulheres e crianças sendo a maioria crianças de 8 a 14 anos. Assunto: Preservação ambiental. Como as crianças se interessaram muito, houve uma extensa conversa sobre: ambiente e meio (o espaço que ocupamos no ambiente). Respeito mútuo entre as pessoas e principalmente em relação à natureza: lixo nas ruas, respeito ao espaço que pertence às águas. Os adultos: falaram sobre as fossas, aproveitamento de verduras. Foi apresentado o material sobre receitas fáceis de “Aproveite o que sobrou”. Já selecionam material para reciclagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário