"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



quinta-feira, 12 de novembro de 2009

COMPOSTAGEM DOMÉSTICA

Compostagem é o processo de decomposição e transformação da matéria orgânica em adubo orgânico.
Muitas pessoas pensam que um bom composto é difícil de ser feito ou exige um grande espaço para ser produzido; outras acreditam que é sujo e atrai animais indesejáveis; se for bem feito, nada disto acontece. Mesmo em um pequeno quintal ou varanda, é possível preparar o composto. Outro costume comum é jogar na lata do lixo partes das verduras e frutas que poderiam ser aproveitadas: folhas e talos de hortaliças (como da cenoura, beterraba e couve), e cascas de frutas, são ricas fontes de fibras, fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
Você gostaria de ter as receitas “Aproveite o que sobrou”? Vão ser publicadas aqui!

A COMPOSTEIRA – solução para pequenos espaços.
O uso de composteira é indicado para quintais ou qualquer área pequena. Uma opção interessante é a composteira em forma de cesto, que nada mais é do que um cilindro feito com tela plástica que se encontra em casa de material para jardinagem ou construção.
Também pode ser feita com caixa dágua ou anel de poço colocado diretamente no chão; o importante é que sejam ventilados e não muito altos; deve se fazer diversos furos grandes, com uma furadeira, em todas as laterais; apesar do processo de compostagem ser mais lento, prefiro estes dois recipientes porque se torna mais fácil o manejo do material. O mais importante é que a pessoa que se proponha a fazer a compostagem, disponha de folhas secas ou serragem; caso contrario, isto não é recomendável.
Matéria orgânica para fazer o composto:
- folhas secas e verdes, grama cortada,etc.
- todas as sobras de cozinha que seja de origem animal ou vegetal; sobras de comida, cascas de ovos, cinzas, tudo!
Obs: Quanto mais variada for, a matéria utilizada na compostagem, melhor será a qualidade do composto e mais rápido o tempo do processo de compostagem, com exceção dos PPs (pano, plástico, papel, pedra) Não se preocupe com cascas de ovos; não precisam ser trituradas; com a fermentação das folhas, elas vão se decompor bem. Falo por experiência.
Modo de preparar
Colocam-se folhas secas no cesto, caixa dágua ou anel de poço e rega-se bem. A partir daí vai se depositando tudo o que sobrar de alimentos – resto de comida, cascas de frutas, etc. Sempre colocar mais folhas secas. Cuidados: todas as vezes que for depositar as sobras de alimentos, deve-se abrir um buraco o mais profundo possível, por entre as folhas, colocar ali a matéria orgânica e cobrir bem, evitando-se assim a presença de moscas, mosquitos,etc. Todo esse material deve ser conservado úmido; nunca encharcado; por isto na época das chuvas deve ser mantido coberto. Havendo 2 depósitos, após 60 dias passar de um para o outro, sendo que o material que estava em cima fique em baixo, deixando assim reservado por mais 60 dias, protegido da chuva; sendo apenas regado até ser transformado em composto. A compostagem doméstica é a solução para todo e qualquer problema, referindo-se ao lixo doméstico. Se as pessoas, alem de selecionar o material para reciclagem fizessem também compostagem, o problema do lixo doméstico estaria resolvido pelo menos em 50% do território.
“Forma de se verificar a maturação do composto: misturar uma porção dele em um copo de água. Mexer bem; se ficar como se fosse tinta preta e partículas em suspensão, é porque está curado. Pronto para uso. Se ele ficar depositado no fundo do copo e não tingiu a água, deve-se esperar mais”
Ame a natureza e seja feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário