"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



domingo, 18 de outubro de 2009

O OXIGÊNIO

Condições básicas para a Vida - 1
Bate-papo 11

Como já sabemos, o Planeta Terra foi formado há 4,5 (quatro e meio bilhões) de anos, em altíssimas temperaturas. Com o passar dos séculos a matéria terrestre foi se solidificando e formando camadas. As principais são três: - Crosta, Manto e Núcleo. A crosta é a camada exterior e varia entre 5 e 60 km de espessura. É essa parte do Planeta Terra que será agora a razão do nosso bate-papo.
A crosta, é a parte do solo, sobre o qual habitamos e desenvolvemos nossas atividades. É constituída essencialmente, por rochas. As rochas fragmentadas, (como a areia), que se misturam com a matéria orgânica, tornando o solo fértil (solo vivo).
Tudo que existe sobre a Terra, contribui para a conservação ou destruição da vida; depende apenas do uso que dele se faz.
No entanto, vamos considerar como essenciais o Oxigênio, a luz, e a água, porque essas três matérias, são os principais elos de uma corrente que forma e transforma a vida.
Oxigênio – (o ar):
Para respirar, os humanos, os outros animais e os vegetais, precisam do oxigênio do ar atmosférico.

Na respiração, os seres vivos absorvem o oxigênio
produzindo a energia que é responsável pela manutenção da vida, garantindo que possam realizar suas atividades como:
trabalhar,correr, etc, e liberam gás carbônico.
O gás carbônico é absorvido pelos vegetais durante o processo da fotossíntese.
Os peixes utilizam o oxigênio que se encontra na água. Se, há milhões de anos os seres vivos respiram dia e noite, por que o oxigênio não acaba e quantidade de gás carbônico no ar não aumenta? Porque durante o dia, os vegetais realizam fotossíntese. Nesse processo, eles absorvem gás carbônico, (CO2) e liberam oxigênio (O); dessa forma, vai sendo substituído, aquilo que os seres vivos consomem.
Por outro lado, existem bactérias que morrem, em contacto com o oxigênio atmosférico. Todos os vegetais produzem oxigênio durante a fotossíntese porém, a maior parte do oxigênio atmosférico, é produzido por algas microscópicas que flutuam nas águas, principalmente dos mares e oceanos. Elas se chamam fitoplanctos = fito (vegetal) planctos (organismos que flutuam passivamente, sendo arrastados pelo movimento das águas).
De todos os gases que compõem a atmosfera, o de maior importância para a respiração é o oxigênio.
Ciclo do Oxigênio:
Durante o dia, na presença da luz, (na fotossíntese) os vegetais, absorvem o gás carbônico e liberam o oxigênio. Mas, na sua respiração durante a noite e o dia, eles absorvem o oxigênio do ar e liberam o gás carbônico (como os animais). Temos a impressão, que os vegetais estão sempre preocupados com o ar que respiramos; pois, nós sujamos, eles limpam! Nós sujamos, eles limpam. E assim será, até que um, dos dois, morra. Quem deve continuar vivendo? O ser humano ou o vegetal? Não temos que escolher! Todos são úteis e devem viver; porém em perfeita harmonia: isso, é respeito mútuo.

Próximo bate-papo(12) Nitrogênio
e-mail: rittadantas@ig.com.br,

Nenhum comentário:

Postar um comentário