"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



sexta-feira, 30 de outubro de 2009

LUZ - Água - Gás carbônico

Condições básicas para a Vida
Bate-Papo-14
Luz- Com o passar dos milhões de anos, a Terra se foi esfriando. O vapor da atmosfera começou a condensar-se formando nuvens densas, possibilitando assim, que a luz do Sol alcançasse a superfície do planeta. Sua crosta era estéril.

A luz do Sol é necessária tanto para os vegetais como para os animais. Nos animais, produz a vitamina D que é indispensável para o fortalecimento dos ossos; nos vegetais, produz alimento através da fotossíntese;

Água - A partir dai, começaram a surgir poças de água que ficavam acumuladas sobre o solo duro. Com o passar dos séculos, o solo duro foi se transformando em rochas. Depois, as chuvas que eram contínuas foram se tornando torrenciais, cujas águas escorriam, formando lagos maiores e menores. Alguns geólogos acreditam ter surgido daí (dessas poças de água) o início da vida.

A água tem várias utilidades; mas, em nosso bate-papo falaremos da água apenas como indispensável e mantenedora da vida. A água própria para o consumo humano, é a potável (própria para beber). Do mesmo modo que não podemos sobreviver sem ar, sem água não existiriam os animais nem aos vegetais, porque sem a água, não haveria a vida.

O Brasil é um dos países mais ricos em água potável porém, o desperdício, a falta de planejamento para seu uso e principalmente, o descaso das pessoas que poluem rios, lagos, represas e até o lençol freático, é impressionante! Assim sendo, juntos vamos procurar soluções, para evitar que isso continue acontecendo. Cada um de nós deve ter alguma experiência nesse sentido. Vamos trocá-la? A falta de conhecimento é mais fácil de ser resolvida; estudando, se aprende; trocando experiências, se aprende. Mas a falta de “Conscientização Ambiental” é pessoal; a indiferença, o descaso, a ambição, o orgulho! Aí!... é complicado

Gás Carbônico - O gás carbônico (CO2) é muito necessário à vida; é resultado da combustão, (queima), da fermentação e da respiração dos animais. Sua origem é, o Carbono (C), que é um elemento, e é indispensável à vida. Encontra-se em alta porcentagem, em toda matéria orgânica (seres vivos) mas, aparece também no mundo mineral, abaixo de 0,01%, combinado com o oxigênio e outros elementos.

Na química humana, o carbono, combinado com o oxigênio e com o hidrogênio, se torna fundamental para a estrutura da espécie. Em compostos orgânicos, ele aparece nas formas de Carbonatos, como o monóxido de carbono (CO) e, Óxidos, como o dióxido de carbono (CO2).

O monóxido de carbono, (CO) é um gás, altamente tóxico pois, ao combinar-se com a hemoglobina do sangue – através da respiração – faz com que ela perca a capacidade de, transportar oxigênio para o corpo, podendo provocar até morte por envenenamento e asfixia, em qualquer ser vivo. É o gás expelido pelas chaminés das fábricas, e pelos motores que usam combustível, derivado de petróleo.

Explicação útil: hemoglobina - pigmento dos glóbulos vermelhos do sangue dos vertebrados; fixa o oxigênio no organismo, distribuindo-o, por todo o corpo.

O dióxido de carbono, (CO2) está presente nas combustões de matérias carbonadas e, na respiração dos animais e das plantas; sobe à atmosfera em forma de gás carbônico, e é transformado em glicose, pelo vegetais por meio da fotossíntese. O gás carbônico, também impede a queima de materiais combustíveis. É por isso que, em muitos dos extintores de incêndio, usa-se o CO2. Como vimos, esse gás é necessário mas, ao mesmo tempo, perigoso. Perigoso, quando a quantidade emitida pela queima de combustíveis fósseis (carvão-de-pedra e derivados de petróleo) juntamente com outros gases tóxicos é além do normal; porque torna o ar poluído e em excesso, na atmosfera, é o principal responsável pelo aumento do efeito estufa. Quando em equilíbrio, os gases, denominados gases do efeito estufa, são indispensáveis, porque são eles os responsáveis pela manutenção da temperatura da superfície terrestre e da vida sobre o Planeta.

Durante nossos bate-papos tivemos a oportunidade de observar que a Natureza é perfeita, em sua organização. A interferência do ser humano é que vem desorganizando, destruindo, devastando toda essa extraordinária beleza! Qual será o motivo disso? Ignorância, ambição, indiferença! O que é?

A partir de agora, vamos buscar meios que poderão ajudar a reverter essa situação que está se tornando calamitosa? Vamos trocar idéias, experiências! Conheço algumas delas que tenho posto em prática com bons resultados:

Coleta seletiva do lixo doméstico, compostagem doméstica, conservação e limpeza do ambiente doméstico sem agredir a Natureza, aproveitamento total de verduras e frutas. Precisamos nos unir, como em uma verdadeira campanha.

Tenho, por experiência, a confirmação de que o conhecimento aprofundado leva a conscientização que se transforma em amor e se traduz na prática permanente da preservação à Natureza. Vamos nessa? Estou preparada; e vocês?

Ame a Natureza e viva feliz

Nota: Aprendi que “Lençol Freático” são as águas do interior do planeta, que correm sobre as rochas; essas rochas são os feios; portanto lençol freático são rios existentes no interior da terra – na Crosta – que correm sobre as rochas. Essas águas aparecem em forma de cachoeiras, olhos d’água, etc. Por isso, devemos ter muito cuidado ao construir fossas. Seres poluidores, estudando se aprende; trocando idéias, se aprende! Como já tive oportunidade de dizer: “Vamos nessa"?

e-mail:rittadantas@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário