"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



segunda-feira, 12 de outubro de 2009

GASES ATMOSFÉRICOS

Bate-papo 10

O planeta Terra está envolvido por uma camada de gases chamada “atmosfera” – o ar que respiramos – que da superfície da terra se estende até a altura aproximada de 1.000 km.
Perguntamos: Como surgiu a atmosfera?

Os estudiosos no assunto calculam que a atmosfera teve início há aproximadamente 4.000.000.000 (quatro bilhões) de anos. Sua formação aconteceu quando o planeta Terra começou a esfriar; então do seu interior foi saindo, além do vapor de água, uma grande quantidade de gases que se encaminharam ao espaço sideral (das estrelas); porém, pela força gravitacional do planeta, uma parte desses gases se fixou ao seu redor.
Nesse princípio a atmosfera detinha em sua composição gases com substâncias venenosas, que impediriam o processo da vida se não tivesse havido o surgimento dos oceanos e das plantas marinha que, por meio da fotossíntese promoveram a purificação do ar. A forma atual da atmosfera se consolidou há cerca de 65.000.000 (sessenta e cinco milhões) de anos.
Nota: Podemos então observar a importância da água e dos vegetais na preservação da vida, no Planeta Terra.
Os gases que atualmente compõem a atmosfera são os seguintes: Oxigênio (O) (rosa), Nitrogênio (N) (ouro), Gás Carbônico (C)(amarelo) e, mais cinco outros, chamados raros ou nobres. São eles: o Argônio (Ar), o Neônio (Ne), o Criptônio (Kr), o Radônio (Ra) e o Hélio (He) (verde).
Em um vasilhame com 100 litros de ar, se pudéssemos separar os gases nele contidos, teríamos: 78 litros de Nitrogênio, 21 litros de Oxigênio e, o Gás Carbônico juntamente com os outros dariam, 1 litro. Dizemos então que, o ar é composto por, 78% de Nitrogênio, 21 % de Oxigênio e, 1% de Dióxido de Carbônico e, outros; sendo que, a quantidade do gás carbônico, contida na composição do ar, é apenas de 0,03%. Os 0,97% restantes, pertencem aos 5 gases nobres, juntos. (Não vamos especificar aqui, a porcentagem que contém cada um deles.)
De todos os gases presentes no ar, o de maior importância para a respiração é o oxigênio, para a alimentação o nitrogênio e para manter a temperatura no planeta, o gás carbônico. À medida que aumenta a distância em relação à superfície da Terra, a quantidade de oxigênio diminui; isso acontece porque as partículas que o compõem, vão se distanciando uma das outras. A temperatura, também não é igual, em toda sua extensão.
No póximo Bate-papo, (11) vamos falar, de modo bem resumido, sobre a utilidade desses gases para a Natureza; e também as condições básicas para permanência da vida.

10 comentários:

  1. Quais são os gases do ar atmosférico?

    ResponderExcluir
  2. Os gases que compõem a atmosfera estão explicados no texto. Se você ler o texto com atenção terá a resposta. Boa leitura e obrigada pela sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Sem nem ler direito da pra ver quais são os gases e você não viu ?! Num deve nem ter olhado o texto.

    ResponderExcluir
  4. Quais são os gases atmosféricos de outros planetas ?

    ResponderExcluir
  5. Ainda falta muita coisa nesse texto , pois estou estudando sobre esse tema.

    ResponderExcluir
  6. ótimo, mas e o gás hidrogênio?
    no caso, se retirarmos algum gás necessário na fotossíntese, o planeta ficara desequilibrado e então, em pouco tempo, o planeta não terá mais como habitar vida, certo?

    ResponderExcluir