"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



domingo, 9 de agosto de 2009

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

A experiência confirma que o conhecimento aprofundado leva a conscientização que se transforma em amor que se manifesta na prática permanente da preservação à Natureza. Mas é necessário, primeiramente, que se compreenda a esplendorosa e deslumbrante beleza do Planeta Terra; planeta esse, tão insignificante perante a espetacular grandeza do Universo. Também o por quê da existência de um animal racional - ser perfeito e razão única das demais existências.

Bate -Papo -1

Relacionamento harmônico
Entre o Ser Humano e a Natureza.

Relacionamento: Capacidade de se relacionar, conviver ou se comunicar com os seus semelhantes. Ligação de amizade afetiva, condicionada por uma série de atitudes recíprocas.
Perguntamos: por que o Ser Humano deve preservar a Natureza?
Primeiramente devemos procurar conhecer o que é a NATUREZA e o que é o SER HUMANO.
NATUREZA é tudo o que constitui o UNIVERSO. (Os vegetais, as aves, os animais, o ar, a água, tudo...). Portanto, Universo ou Natureza – também chamado CRIAÇÃO – é o conjunto de tudo que existe (incluindo-se a Terra, os astros, as galáxias e toda a matéria que está espalhada no espaço).
Podemos afirmar que a CRIAÇÃO, UNIVERSO ou NATUREZA, é a manifestação visível da Força Divina. (Deus, Alá, Javé ou Jeová, Tupã...) Força sobrenatural! Perfeita! Poderosa! A Força ativa que criou e conserva a ordem natural de tudo o que existe.
SER: existir; que tem existência.
SER HUMANO: animal racional; animal que pensa, que tem noção da sua existência; que sabe o que faz.
Sendo nós seres humanos (animal racional; que pensa, que sabe o que faz) qual é o tamanho da nossa responsabilidade perante o Universo, a Criação, a Natureza? A nossa responsabilidade é imensa, é infinita! Todos os seres, têm “alma” isto é: são animados; têm vida; crescem e se movimentam. A alma é a vida da matéria. Porém o Ser Humano é dotado também de “espírito” – (inteligência, vontade e poder). Essa é a parte divina existente em nós, que chamamos de “centelha”, de luz. Nossa espécie, a humana, foi a última a se formar sobre o Planeta Terra. Por que? Porque fomos destinados pelo Criador a cuidar, zelar, proteger e desenvolver a Criação, a NATUREZA. Podemos e devemos usar e dispor de todas as coisas existentes na Natureza irracional, pois foram criadas para nós, para nossa sobrevivência, nos dar prazer, nos proporcionar alegria; e justamente por isso não nos é permitido destruí-las. E nós, fomos criados para Ele; para conhecer e adorá-lo
Destruindo a Natureza estamos destruindo a nós mesmos; mas, se a usarmos respeitando sua capacidade de renovação, ela nos retribuirá com abundância! Porém, não temos cumprido a sagrada missão de protegê-la.
Estamos no 3º milênio; estamos bem informados pelos meios de comunicação – jornais, televisão, Internet e satélites espaciais – sobre a destruição da vida no nosso Planeta. Devemos refletir sobre a destruição da vida, não somente da irracional, mas, e principalmente, da vida humana, razão única das demais existências. Os jovens seres humanos devem se capacitar na preservação da Natureza, profunda e conscientemente, pois serão os futuros governantes da Terra, e terão a responsabilidade de corrigir e evitar os erros cometidos pelos seus avós, pelos seus pais que não tiveram acesso a essas informações. A vida que somente no Planeta Terra existe pede SOCORRO! A Natureza nos oferece TUDO gratuitamente, e nós, como lhe agradecemos? Com maltrato, desprezo, destruição? Oh! Não... Os Seres Humanos e a Natureza irracional devem conviver em harmonia, amando e respeitando-se mutuamente. Mas, para amar e respeitar é necessário conhecer. É o que faremos nos próximos bate-papos.
No próximo bate-papo (2) vamos conhecer a Origem do Universo

Ritta de Cássia Dantas – e-mail: rittadantas@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário