"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



sábado, 5 de dezembro de 2009

SOBROU? APROVEITE

Doce de casca do abacaxi - parte 2


Agora, com a água que foi coada, vamos a outra receita.
Uma geléia. Pois bem; agora pegue aquele caldo que foi peneirado coloque mais um pouquinho só de açúcar, experimente com uma colher; já deve estar bem docinho. Retire um pouco do caldo, deixe esfriar e dissolva nele 3 colheres de sopa de maisena e misture bem. (Se empelotar, passe pela peneira) e junte ao caldo. Deixe cozinhar mexendo sempre até engrossar. Coloque em uma vasilha molhada com água e espere esfriar. Cubra ou tampe a vasilha e guarde na geladeira. O resultado é uma deliciosa geléia

Doce de Cascas de Abacaxi com coco - Parte 1


Antes de descascar o abacaxi lave-o bem, de preferência com uma escovinha.


Ingredientes: Cascas de 1 abacaxi, 1 xícara de açúcar mascavo, 1/2 xícara de açúcar refinado, 1 pacote de 50g de coco ralado e 1 colher de sopa de margarina.
Preparo: Pegue as cascas do abacaxi coloque numa panela coberta com água para ferver. Quando ferver bem e a água já tiver perfumada e amarelinha, coloque tudo no liquidificador e bata bem. Passe por uma peneira; com a polpa que sobrou na peneira é que vamos usar para fazer o doce (mas não jogue a água coada fora, pois vamos fazer outra receita).
Coloque na panela a polpa que está na peneira; junte os outros ingredientes, e em fogo baixo vá mexendo sempre até dar ponto que é quando estiver desgrudando do fundo da panela (é bem rápido). Depois é só colocar para gelar. Você vai sentir, ao comer o doce, que tem uns pedacinhos mais durinhos do abacaxi, mas é isso que o torna rústico e é uma delícia, além de super nutritivo; ...passem a idéia adiante...ensine para quem precisa...e não jogue mais suas cascas de abacaxi, fora.

Tijelinhas de casca de limão,
recheadas com creme

Depois que os limões foram espremidos para se fazer refresco ou caipirinha, é costume se jogar as cascas no lixo. Mas elas podem ser aproveitadas da seguinte forma:

Retire as fibras de cada uma delas deixando com se fossem tijelinhas. Com bastante cuidado ferva-as em água com bicarbonato, trocando a água duas vezes deixando escorrer bem a água. Faça uma calda de açúcar e coloque as tijelinhas nessa calda, todas com as bocas para baixo. Deixe cozinhar Até ficarem amarelinhas ou marrons. Retirá-las da calda com muito cuidado, com uma espumadeira, colá-las em uma peneira, viradas para baixo, até escorrer toda a calda.
Creme: Para cada tijelinha ½ colher das de sopa de farinha de trigo, misturada com leite; mexa bem, depois jogue dentro da calda e deixe cozinhar mexendo constantemente até engrossar.
Recheie as tijelinas com esse creme e leve á geladeira. Sirva bem geladinhas.
São ótimas para serem servidas em aniversário de criança.


Bolo de casca de banana

Ingredientes:1/2 xícara de chá de óleo, 1 xícara de chá de leite, 3 gemas, 1 colher de sopa de canela em pó casca das 4 bananas picadas, 4 bananas picadas, 2 xícaras de chá de açúcar, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 3 claras em neve, canela e açúcar para polvilhar.


Preparo: No liquidificador coloque o óleo, o leite, as cascas de banana e a canela, e bata. Em uma tigela coloque o açúcar, a farinha, o fermento e despeje a massa do liquidificador, mexendo com uma colher até que fique uniforme. Por último junte as claras em neve e as bananas picadas. Coloque em forma untada e polvilhada com farinha de rosca e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, cerca de 45 minutos, até que ao enfiar um palito ele saia limpo. Retire do forno, espere 5 minutos, desenforme e polvilhe com açúcar e canela

Doce de Casca de melancia

Lave bem a melancia antes de abrir. Use a polpa como de costume. Aproveite a casca, assim:
Rale a casca da melancia no processador ou ralador de furos grandes. Coloque em uma panela e acrescente água com fartura juntando ½ colher das de sopa de bicarbonato. Quando estiver fervendo, vá retirando, rapidamente, com uma espumadeira a espuma escura que se formar. (Ferver apenas o suficiente para juntar espuma). Em seguida, escorra a água deixando somente a quantidade para cobrir as cascas. Junte ½ quilo de açúcar. Se gostar, ponha alguns dentes de cravo da índia deixando ferver mais um pouco. Coloque 500 g. de coco ralado, mexa bem e deixe ferver até chegar ao ponto preferido.
Retirar do fogo, deixar esfriar e servir bem geladinho.
Guarde um pouquinho para mim, por favor!

Ainda sobrou alguma coisa? Coloque na compostagem
Receitas usadas por Ritta

3 comentários:

  1. Nossa, Rita, eu sempre achei que aproveitava bem as cascas de abacaxi porque fervo sempre, e uso a água coada como suco. As crianças aqui em casa adoram. Também se pode servir quente, como um chá, faz muito sucesso com as visitas no tempo frio. Mas vc é incrível, doce das cascas cozidas? Gente, vou experimentar...!

    ResponderExcluir
  2. Rita quanta coisa gostosa, adoro doce.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. oi gostei do seu blog. uma dica: já ouviu falar que fermento vencido é ótimo para lustrar metais e cubas metalicas!? experimente!!!
    um grande abraço!

    ResponderExcluir