"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



domingo, 4 de abril de 2010

QUASE TUDO SOBRE A ÁGUA

Todos os textos coloridos foram extraídos de
http://www.brasilescola.com/geografia

Água potável

Água sem poluição e sem contaminação

ÁGUA POLUÍDA é a água que contém substâncias tóxicas (venenosas), como mercúrio, detergentes e partículas de agrotóxicos. A água poluída prejudica não somente ao ser humano, mas a toda a natureza porque NESSA ÁGUA QUE É INDISPENSÁVEL À VIDA, pode estar contida a MORTE.
ÁGUA CONTAMINADA é água que contém impurezas, como micróbios causadores de doenças, larvas de insetos e vermes que se alojam e vivem no corpo humano, principalmente nos intestinos. Ela pode ser límpida, mas, contaminada. Se a água brota de um local onde pessoas e animais defecam nas proximidades ou existem fossas construídas sem os devidos cuidados, essa água pode estar contaminada, mesmo tendo o aspecto de água potável. Isso porque vírus e bactérias, invisíveis a olho nu, podem contaminar a água sem deixá-la turva ou com cheiro

A água potável que é essencial para a vida no planeta está acabando.

A Terra é azul porque três quartos da sua superfície está coberta de água. Mas 97,5% pertencem aos oceanos, portanto é salgada. Da pequena parcela (2,5%) que corresponde à água doce, 90% estão estocadas nos pólos e no subsolo. O resultado final é que somente 0,26% de toda água existente está disponível para consumo humano. Não é de admirar que estejamos à beira de uma grande crise e que em regiões de mais intensa escassez como no Oriente Médio se fale em guerras pela água, o bem mais precioso.

Mesmo no Brasil, onde estão 12% das reservas planetárias de água doce, a distribuição e o acesso são desiguais. "Embora o País tenha muita oferta de água, a distribuição não é ideal, tem muitas discrepâncias", diz o coordenador da área de meio ambiente da Unesco no Brasil, Celso Schenkel. Num ranking da Unesco envolvendo 180 países sobre a quantidade anual de água disponível per capita, (por pessoa) o Brasil aparece na 25ª posição – com 48.314 m³.

Os países mais pobres em oferta de água são: o Kuait, com dez metros cúbicos de água por pessoa ao ano, a Faixa de Gaza, com 52 metros cúbicos, e os Emirados Árabes, com 58 metros cúbicos. Na outra ponta, a Guiana Francesa é o país com maior oferta (812.121 m³), seguida por Islândia (609.319 m³), Guiana (316.698 m³) e Suriname (292.566 m³).
Os países com a melhor oferta de água no mundo são a Groenlândia e o Alasca.

Kyoto, Osaka e Shiga, onde vivem quase 6 milhões de japoneses, sediaram o 3º Fórum Mundial da Água ocorrido entre o dia 16 e 23 de março de 2003 com a participação de 180 países e 24 mil delegados assistindo a intensos debates sobre como levar à prática, resoluções já tomadas em mega-reuniões anteriores da ONU, como a Rio + 10 de Joanesburgo em 2002 e a que originou a Declaração do Milênio no ano 2000, onde se prevê reduzir à metade, até 2015, a proporção de pessoas sem acesso a água potável e segura (e a serviços de saneamento básico). Para que tais metas se concretizem será preciso aplicar nos países em desenvolvimento e em transição (Europa Oriental) 180 bilhões de dólares anualmente, ao longo dos próximos 25 anos. Hoje, os gastos anuais são de 80 bilhões.
Em todo o mundo, as mudanças climáticas serão responsáveis por 20% do aumento da falta d’água, diz o relatório. Não somente nas zonas propensas à seca, mas também nas áreas tropicais e subtropicais as chuvas devem ser menos intensas e menos freqüentes.

Seis mil crianças com menos de cinco anos morrem por dia em todo o mundo em razão de doenças relacionadas a impurezas da água consumida.

O informe alerta que a escassez nos reservatórios será resultado do crescimento populacional, da poluição e das mudanças climáticas. A previsão é de que a disponibilidade de água por pessoa vai cair um terço nos próximos 20 anos.

Principais doenças, transmitidas pela água contaminada.

Doenças como cólera, febre tifóide, disenteria, hepatite e poliomielite são transmitidas pela água contaminada por fezes humanas ou de amimais.

FEBRE TIFÓIDE = Doença causada por bactéria; a febre tifóide ataca o intestino. Entre outros sintomas, provoca febre alta, diarréia, cólica e perda de apetite. É transmitida por fezes contaminadas, despejadas na água por esgotos não tratados. Altamente contagiosa, é uma doença grave que pode levar à morte, se não for tratada a tempo.



AMEBÍASE = É causada por um micróbio chamado ameba, que se instala no intestino, onde causa lesões (machucados) de difícil cicatrização. Provoca vômitos, diarréia e dores no abdômen. É transmitida através de água contaminada e, de frutas e verduras contaminadas e mal lavadas,

ASCARIDÍASE = é uma doença causada por um verme conhecido como lombriga, A lombriga é um parasita que se aloja no intestino humano, alimentando-se de parte da comida ali existente. Por isso, as pessoas portadoras desse verme emagrecem, ficando fracas e anêmicas. Normalmente, vivem de 4 a 10 vermes em uma só pessoa, mas pode acontecer de centenas desses vermes se juntarem, fechando completamente o intestino. A pessoa adquire a ascaridíase engolindo ovos de lombriga através de água contaminada, alimentos mal lavados e mãos sujas.

Além dessas, a água contaminada pode transmitir outras doenças que somente podem ser detectadas através de exames de laboratório; por isso devemos nos lembrar do dito popular: É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR. (Remediar significa: tomar remédio).

O relatório foi uma das mais importantes contribuições levadas ao 3º Fórum Mundial da Água, em Kyoto. O trabalho da Unesco destaca ainda que, até 2050, dois milhões de pessoas de 48 países enfrentarão problemas de escassez de água. Isso numa projeção otimista. Numa avaliação pessimista, a crise poderá afetar sete milhões de pessoas em 60 países. O relatório das Nações Unidas é o maior já produzido sobre a disponibilidade e a qualidade da água no mundo.

O diretor do Programa Mundial de Água da Unesco, agência da ONU responsável pelo relatório, Gordon Young, afirmou à agência Reuters que não existe água em condições higiênicas e sanitárias adequadas
(água potável) para cerca de 40 % da população mundial. "Este fato é uma tragédia absoluta", disse ele.

O diretor da Unesco ressaltou que os líderes mundiais não demonstram disposição em resolver a queda no abastecimento de água.
Para Gordon Young, os políticos atuais gastam muitos recursos na construção de armamentos e, por isso, não sobra dinheiro para a implementação de projetos para melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de água potável disponível.

De acordo com o relatório da ONU, cerca de seis milhões de toneladas de lixo são despejadas por dia em rios, lagos e canais.

Grande parte da água limpa no mundo é utilizada em irrigação. Para a ONU, a economia seria maior, se a água suja fosse tratada e reutilizada nas indústrias e limpeza pública. A ONU incluiu no documento um ranking de países no que se refere ao tratamento da água. Finlândia, Canadá, Nova Zelândia e Grã-Bretanha apresentaram os melhores desempenhos. A Bélgica ficou atrás de países como Índia e Marrocos.

O relatório das Nações Unidas alerta também para o risco de conflitos por causa da escassez de água, principalmente no Oriente Médio.

O Alarmismo

O relatório anual das Nações Unidas faz terríveis projeções para o futuro da humanidade. A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água potável, para necessidades básicas. Segundo dados estatísticos existem hoje 1,1 bilhão de pessoas praticamente sem acesso à água doce. Estas mesmas estatísticas projetam o caos em pouco mais de 40 anos, quando a população atingir a cifra de 10 bilhões de indivíduos.

A partir destes dados projeta-se que a próxima guerra mundial será pela água e não pelo petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário