"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

HOMENAGEM ESPECIAL

Mais uma personalidade de Parelheiros:
Compartilhamento autorizado por Silvano.

LEITURA DO TEXTO:
Ivan Mathias tem 12 anos, mora no Parque Terceiro Lago em Parelheiros e frequenta atualmente o oitavo ano do ensino fundamental. No mês de Setembro (2012) ele foi recebido pela Presidenta Dilma no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, juntamente com outras 500 crianças do país inteiro. Trata-se da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Ivan ficou em primeiro lugar na cidade de São Paulo, em terceiro lugar no Estado e em nono no País inteiro, concorrendo como milhões de alunos.
Alem de gostar muito de matemática, Ivan adora origami, cubo mágico e, como toda criança, videogame. Sua rotina se completa com aulas de violino na Escola Municipal de Música e, como bolsista e como bolsista de Iniciação Científica de Matemática.
Desde cedo tenho aulas em casa com minha mãe não só em matemática, mas em diversas outras matérias. Foi essa educação em casa que permitiu que eu fosse premiado. Se eu dependesse só da educação oferecida no Estado, com certeza jamais teria conseguido qualquer medalha” comenta – “Em minha primeira participação da Olimpíada, onde conquistei medalha de bronze, o professor da minha escola nem sabia do que se tratava a OBMEP. Isso é muito triste, pois, sem incentivo e com aulas mal dadas os alunos ficam desmotivados e perdem a chance de conquistar prêmios como esse”.
Segundo os pais Glauce e Silvano, a educação pública está em nível tão péssimo que, quando uma escola se depara com casos onde as crianças tem um complemento educacional em casa e um acompanhamento constante do que acontece dentro da escola, os pais se tornam um problema, pois conhecem de perto as limitações do ensino, cobrando maior qualidade e apontam as deficiências.
Segundo os pais: “A educação pública em São Paulo está tão ruim, que se nossos filhos pudessem estudar em casa, com certeza, aprenderiam muito mais. Mas somos obrigados por lei a enviá-los para um ambiente que regride ao invés de evoluir. Se hoje 70% dos alunos saem do ensino médio analfabetos funcionais e sem conseguir realizar a matemática básica, chegamos a conclusão de que se as crianças ficassem em casa brincando de “peteca” teriam um aprendizado igual ou até superior aos oferecido pelo Estado”.
Ivan Mathias conseguiu bolsa integral e atualmente frequenta uma escola particular, mas não esconde sua frustração com a Secretaria de Ensino:Secretário da Educação prometeu um computador para os alunos medalhistas. Porém ninguém sabe onde esse computador foi parar. Acho que prometer algo e não cumprir é algo que não deveria partir de um secretário, muito menos da EDUCAÇÃO”. – Desabafa.

Nota pessoal: Glauce e Silvano são nossos vizinhos e amigos e têm três filhos. Um deles - o do meio - atuou na peça teatral “Um violinista no telhado”.
É o idealizador do “Projeto mais Verde” que leva conhecimentos sobre a Mata Atlântica para escolas e grupos diversos. Ele, e Glauce coletam sementes de árvores nativas da Mata Atlântica e, juntamente com os grupos acima promove a revegetação das áreas degradadas na nossa Região.
Obrigada Silvano por esse trabalho tão mal reconhecido pelas autoridades governamentais do nosso Estado. Mas não desanime; vocês são verdadeiros guerreiros. Sinto-me orgulhosa por sua amizade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário