"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



domingo, 2 de setembro de 2012

RECICLAGEM - GARRAFA PET

Mais uma personalidade de Parelheiros

Ernesto Oyama

É um jovem agricultor de 33 anos. Em seu sítio é possível contemplar o espetáculo de cerejeiras floridas, especificamente, entre os meses de junho e julho. Produtor de hortaliças e legumes, Ernesto reforça o time dos que abandonaram os agrotóxicos. Seus pais, Pedro Toshiharu e Kyiko Oyama, preservam as raízes da cultura japonesa no dia-a-dia da casa. Quando questionado sobre o motivo de ser agricultor, Ernesto fica em silêncio por um tempo; “estou na agricultura para prosseguir com o trabalho do meu pai”, responde por fim.

Fonte texto e foto: Guia Turístico “ecoturismo e agroecologia no extremo sul de São Paulo”


Garrafa PET: a coleta seletiva e reciclagem geram emprego, renda e limpa o meio ambiente.

O que é PET

O politereftalato de etileno, mais conhecido como PET, é um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de garrafas (refrigerantes, água, sucos, óleos e etc.) e de alguns tipos de tecidos. Do ponto de vista químico, o PET é um polímero termoplástico. Uma das grandes vantagens do PET é que ele pode ser reprocessado várias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva.

A importância da reciclagem do PET

Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, surgiu um problema ambiental sério. Muitas destas garrafas são descartadas e acabam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Como este material pode se manter até 750 anos na natureza, tornou-se de fundamental importância a sua coleta e reciclagem.

Além de favorecer o meio ambiente, a coleta seletiva de garrafas PET gera empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclável e também nas empresas que trabalham diretamente com o processo de reciclagem e produção de matéria-prima a partir de embalagens PET. Ao invés de ficar poluindo o meio ambiente, o material pode voltar a cadeia produtiva.

A reciclagem de garrafas PET passa pelos seguintes processos:

1º) As embalagens PET passam por um processo de lavagem e prensagem;

2º) Os fardos de PET passam por um processo de trituração, resultando em flocos;

3º) Os flocos passam por um processo conhecido como extrusão, resultando em grãos;

4º) Os grãos são transformados em fios de poliéster ou produtos plásticos como, por exemplo, embalagens.


Na próxima postagem vamos apresentar vários e lindos trabalhos que podem ser feito com PET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário