"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



domingo, 25 de julho de 2010

A BIODIVERSIDADE



e Aquecimento

Global

O que é a biodiversidade?

A diversidade de espécies: ou seja, cada tipo de bicho ou planta. A diversidade genética dentro de cada espécie: ou seja, as diferenças entre os bichos ou plantas de uma mesma espécie.

A diversidade de ecossistemas, que são os conjuntos de espécies e suas relações dentro de cada tipo de ambiente, que são muito importantes para que as espécies continuem a existir no futuro. Só se conserva a biodiversidade conservando esses três tipos. Mas quando pensamos nas pessoas, tem mais um tipo de diversidade muito importante: a diversidade sócio-cultural, que inclui os modos de vida e os conhecimentos das populações tradicionais e dos povos indígenas.


Aquecimento global

O aquecimento global é um fenômeno causado pela queima de combustíveis fósseis (derivados de petróleo e carvão), destruição de florestas, disposição inadequada de lixo, atividades agrícolas e outras atividades que geram gases capazes de aprisionar o calor irradiado pelo sol dentro da atmosfera do planeta. O aumento da temperatura causa mudanças no clima das regiões e maior incidência de ventos climáticos extremos, como furacões e enchentes. Prevê-se grave prejuízo às economias nacionais devido às perdas na agricultura e aos desastres naturais.

Mas quem mais perde é a biodiversidade! Mudado-se o clima, as plantas e os animais perdem seus habitats (lugar onde eles habitam,vivem).


O aquecimento global é a maior ameaça à biodiversidade do planeta Terra!

10 DICAS PARA PRESERVAR O PLANETA

1. Prefera embalagens reutilizáveis ao invés de descartáveis.

2. Estabeleca metas de redução de energia: diminua gastos com o carro, eletricidade, gás etc. Tente economizar em torno de 20% ao mês.

3. Compre baterias recarregáveis

4. Prefira sempre consumir comida não processada.

5. Utilize os dois lados do papel para anotações, no trabalho ou em casa. Crie blocos de rascunho grampeando as folhas ja utilizadas.

6. Junte um grupo de amigos, plante arvores e mantenha-as sob seus cuidados regando e podando sempre que necessário.

7. Pinte sua casa com cores claras se você vive num lugar de clima quente e de cores escuras se você vive num lugar de clima frio.

8. De um presente diferente: faça uma doação em seu nome para uma organização ambiental de sua escolha.

9. Vá para o trabalho a pé, de bicicleta ou metrô. Deixe seu carro em casa.

10. Reduza a utilização do ”stand-by” nos aparelhos, no trabalho e em casa.


Fonte: British Council

Agradecimentos: Profas. Márcia Regina Silva,

Miriam Guglielmetti e Tâmara Bauab,

Marcia Brossi e Nadia Gal,

Stabile (webdesign) e Carolina Moura (logomarca).


Nenhum comentário:

Postar um comentário