"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos" - Eleanor Roosevelt.



terça-feira, 5 de janeiro de 2010

E O LIXO!...

Que faremos com ele?...
O destino do lixo tem sido causa de grandes transtornos para a humanidade. O Brasil é conhecido como o país do desperdício, mas se cada pessoa fizer a sua parte o problema não ficará resolvido, mas será bastante suavizado. Sabemos que é complicado para quem se propõe a fazer seleção do lixo porque, praticamente, não existem locais que possam receber a “COLETA SELETIVA DO LIXO DOMÉSTICO”. As prefeituras dispõem de verbas para “tudo” menos para promoverem o destino da ‘COLETA’. Mas a população pode se mobilizar, mesmo junto aos Vereadores.
Como já tivemos a oportunidade de conhecer através desse projeto de “Conscientização Ambiental”, joga-se no lixo muita coisa que poderia ser aproveitada, principalmente alimentos.
Reciclagem
A reciclagem é feita em usinas e fábricas. O que nós fazemos – ou deveríamos fazer – é selecionar o material ou lixo doméstico, para ser enviado a esses locais.
Esse processo de seleção deve ser bem feito, senão teremos muito trabalho e pouco resultado, pois o problema será apenas transferido para outro ambiente. Se esse material não estiver limpo e bem acondicionado, os ratos, as baratas, as moscas, etc., irão nos agradecer pela boa acolhida que a eles estamos oferecendo.
Vamos tratar aqui de, 'como selecionar o lixo'
Existem vários modelos de vasilhames para coleta seletiva de lixo, que poderá ser usado por Condomínios, Escolas, Bares e Restaurantes etc.
Verde = Vidros e louças / Amarelo = Metais em geral /Vermelho = Plástico, isopor, / Azul = Papel, papelão.







Se for separar material orgânico (restos de alimentos, folhas, etc.)
Use o Laranja ou marron.


NO LAR
A maioria das pessoas separa latas, plásticos, papéis, tudo bonitinho dentro de sacos e coloca-os num canto do quintal; outras, têm o cuidado de juntar em cestas ou baldes, forradas; tudo bem, tudo maravilhoso, mas destampados e expostos à chuva, e ficam muito felizes dizendo: “eu faço reciclagem”.

Bem! Ao invés de ficarmos somente reparando naquele erro, vamos comentar, dizendo: Olhe! Eu escutei falar, em algum lugar, só não me lembro aonde, que a seleção do material para ser reciclado, deve ser da seguinte forma:
1 – Mesmo que todo o material esteja sendo armazenado em um só local ou recipiente, no momento em que for acondicionado, ou seja ensacado, deve ser selecionado (separado): 1) metais; 2) plásticos e isopor; 3) papéis; 4) vidros e louças. Cacos de vidro devem ser envolvidos em papel antes de acondicioná-los. Obs: pilhas para rádio ou qualquer tipo de bateria, e também lâmpadas florescentes, devem estar envolvidas em papel jornal ou outro e recobertos com papel alumínio, antes de serem acondicionados separadamente.
2 – Embalagens tipo “Tetra Pak” = exemplo: de leite, sucos, molhos, creme, condensados, etc. Descolar as dobras abrir em cima; lavar bem e deixar secar ou enxugar.

3 – Bandejas de isopor, com sangue: Dar uns cortes profundos no centro, colocar em pé dentro da água, até tenha soltado todo o sangue; secar bem. Ou colocar um pouco de água com vinagre na bandeia e passar com força uma colher (esfregar mesmo) nos lugares onde houver sangue, até soltar todo. Lavar com sabão ou detergente biodegradável, secar e pronto!

4 – Embalagens plásticas ou outras que contenham sangue ou gordura, devem estar bem lavadas e secas.

5 – Latas abertas com abridor: deixar a tampa presa na própria lata, e depois de lavada, essa tampa deve ser empurrada para dentro da lata.

6 – Lâminas de barbear ou qualquer objeto cortante devem estar bem embalados e, se possível, colocados dentro de alguma caixa, ou outro objeto disponível; seria conveniente que estivesse etiquetado ou apenas com uma observação: “cuidado”. Essas pequenas atitudes fazem parte do “Respeito mútuo”.

Nota: As famílias têm seus próprios hábitos por isso, cada uma delas deve usar o bom senso. Aqui estão, apenas, algumas dicas consideradas “práticas”.

Você vai se acostumar tanto com isso, que não vai saber fazer de outro modo; experimente e depois me conte!
Ame a natureza, e viva feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário